terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Avril Lavigne

A banda atual é formada por:
Avril Lavigne vocal
Jim McGorman guitarra rítmica e vocal de apoio
Rodney Howard bateria, percussão e vocal de apoio
Al Berry baixo e vocal de apoio
Stephen Anthony Ferlazzo Jr teclado e vocal de apoio
Steve Fekete guitarra solo e vocal de apoio

A banda de Avril Lavigne teve diversas formações ao longo de sua carreira. O baixista Mark Spicoluk foi o primeiro a sair, em 2002, para se concentrar em seu próprio grupo musical, Closet Monster, junto com seu seu selo Underground Operations.O membro que permaneceu por mais tempo foi Matt Brann e o que obteve maiores participações na banda foi Evan Taubenfeld. Ele co-produziu e co-escreveu algumas canções junto com a Avril, como Don't Tell Me,em 2004, presente no segundo álbum da cantora, e também quatro canções do The Best Damn Thing, entre elas Hot, Innocence, One of Those Girls e Contagious.Evan saiu para formar sua banda, The Black List Club.

Avril Ramona Lavigne, conhecida simplesmente por Avril Lavigne ou ainda pelo apelido Princesa do Pop Punk (Belleville, 27 de setembro de 1984),é uma cantora, compositora, designer de moda e atriz canadense. Iniciou sua carreira musical ao assinar contrato em dezembro de 2001, após uma apresentação feita pela cantora em uma feira e exposição de gado,quando despertou o interesse do produtor L. A. Reid, que trabalhava na já extinta Arista Records.Em meados de 2009, seus três álbuns de estúdio gravados, Let Go, Under My Skin e The Best Damn Thing, já haviam vendido juntos mais de 35 milhões de cópias e 18 milhões de singles em todo o mundo,mais de 500 mil álbuns e 700 mil downloads pagos somente no Brasil, sendo uma das recordistas de vendas digitais no país, comprovadas pela ABPD. Avril também é uma das jovens mais ricas do mundo, segundo a lista da revista Forbes, com uma renda de mais de 12 milhões de dólares por ano.

A revista Rolling Stone criou uma votação para eleger as 100 melhores canções e álbuns entre 2000 e 2009, na qual a canção Complicated ficou na oitava posição, e o álbum Let Go na quarta, respectivamente.Avril Lavigne também está no livro Guinness World Records como a cantora mais jovem a estrear no topo da parada oficial do Reino Unido, aos 18 anos e 106 dias de idade, em 11 de janeiro de 2003, com o álbum Let Go, que alcançou o primeiro lugar em sua 18º semana na UK Albums Chart.Let Go entrou na posição 162º na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

A revista Billboard fez uma lista dos 100 artistas mais populares da década de 2000 nos Estados Unidos, na qual Avril Lavigne ficou na 29ª posição.Na categoria Billboard 200 Artists, que indica os artistas mais bem sucedidos na parada de vendas de álbuns Billboard 200, a canadense ficou na 38ª colocação - além da 10ª posição na Pop Songs,a 48ª na Radio Songs Artists e na Digital Songs Artists.No Brasil, o portal de entretenimento e notícias IG elegeu a cantora, através de mais de meio milhão de votos de internautas, como o "som da década" de 2000.Seu quarto álbum de estúdio, Goodbye Lullaby já foi anunciado para o lançamento em 8 março de 2011.

Além de cantora e compositora, Avril Lavigne também está envolvida nas áreas de moda e perfumaria, lançando a fragrância Black Star, criada sob licença da Procter & Gamble Prestige;e uma linha de roupas, Abbey Dawn, lançada em julho de 2008 nos Estados Unidos pela loja Kohls.Também fez participações em três filmes,Going the Distance,Fast Food Natione The Flock,além de ter escrito a música-tema, Alice, do longa Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton.A cantora foi casada com o vocalista da banda Sum 41, Deryck Whibley, por três anos - entre 2006 e 2009.

Avril Ramona Lavigne, oriunda de uma família cristã de classe média, filha de John e Judy Lavigne, ambos de ascendência francesa,nasceu no dia 27 de setembro de 1984, em Belleville, cidade canadense que possui uma população de cinco mil habitantes.Poucos meses depois a família mudou-se para Napanee, também no Canadá.Cantava canções do gênero gospel e country desde os dois anos de idade. Anos mais tarde, Avril se apresentava em corais na igreja da cidade e, depois disso, passou a cantar em feiras e exposições de gado. Quando se tornou adolescente aprendeu a tocar guitarra sozinha.

Aos 13 anos, em 1998, Lavigne venceu um concurso de canto promovido por uma rádio local, que concedia ao vencedor o direito de dividir o palco com Shania Twain, uma notável cantora de música country.Avril se apresentou para um público de aproximadamente 20 mil pessoas.Pouco tempo depois Avril contratou seu primeiro empresário, Cliff Fabri, que havia notado a experiência de Lavigne quando ela tinha 14 anos de idade e estava se apresentando em uma livraria no Canadá.

Abandonou a escola aos 15 anos, e seus pais concordaram em mandá-la para Nova Iorque para tentar a carreira de cantora. Nessa época Avril já havia descoberto sua preferência pelo rock, e gravou sua primeira fita demo, que chamou a atenção de L. A. Reid.Após se mudar para Los Angeles a cantora começou a trabalhar com Cliff Magness e o grupo de compositores conhecidos atualmente como The Matrix.Assinou um contrato de mais de um milhão de dólares em dezembro de 2001 com presidente da gravadora Arista Records, o produtor Antonio L. A. Reid,e então começaram os preparativos para seu primeiro álbum, Let Go, que obteve um bom desempenho mundial com a música Complicated.

Let Go foi o primeiro álbum de estúdio da cantora Avril Lavigne, lançado em junho de 2002.O álbum iria se chamar Anything But Ordinary, mas antes do disco chegar às lojas o nome foi trocado para Let Go. Seu primeiro single, Complicated, alcançou grande desempenho e manteve-se durante cinco semanas em primeiro lugar em número de vendas no Reino Unido,e debutou na segunda posição na parada da Billboard Hot 100, dos Estados Unidos.O disco recebeu críticas geralmente favoráveis, obtendo uma média de 68, em uma escala que vai até 100, no Metacritic, que se baseou em nove resenhas de publicações especializadas na área da música.No Canadá o álbum recebeu um Disco de Diamante, por vendas superiores a um milhão de cópias, comprovados pela CRIA.Ao todo, foram mais de 18 milhões de cópias comercializadas mundialmente.

Em 17 de abril de 2007 foi lançado o álbum The Best Damn Thing,com um estilo pop punk. O disco vendeu cerca de 286 mil cópias na primeira semana de lançamento, alcançando o primeiro lugar de vendas na Billboard 200, dos Estados Unidos, e em outros 11 países, incluindo Inglaterra, Japão, Canadá, Alemanha, Itália e Brasil.O álbum conta com a participação de Dr. Luke (que já trabalhou com artistas como Kelly Clarkson, Pink, Lady Sovereign e Daughtry), Deryck Whibley (da banda Sum 41), Rob Cavallo (já trabalhou com Green Day, Goo Goo Dolls, My Chemical Romance e Jewel) e Butch Walker. Travis Barker (ex-Blink-182, atual +44) também gravou a bateria de algumas canções do álbum (além da b-side Alone). The Best Damn Thing teve como singles: Girlfriend, Girlfriend Remix (com participação da rapper Lil' Mama), When You're Gone, Hot e The Best Damn Thing.O site About.com, do conglomerado The New York Times, fez uma lista das 100 melhores canções do gênero Pop de 2007, e Girlfriend ficou na 39º posição.

A proposta de Avril para seu terceiro álbum foi de um disco alegre, autoconfiante, agitado e diferente de tudo que ela havia feito até o momento, de acordo com a entrevista dada por ela para a agência de notícias Reuters.Assim, "abandonou" o estilo "sombrio" e apostou num criticado visual que mistura o velho glam rock e o atual pop punk. Em uma entrevista para a revista brasileira Capricho, a cantora citou Blink-182, Ramones e Distiller, Coldplay, Hole e Alanis Morissette como suas influências musicais no álbum, além do punk rock em geral.

A saída da Nettwerk

Segundo o site Billboard, a cantora deixou a empresa Nettwerk em dezembro de 2008. Avril culpou a instituição pelo baixo número de vendas de The Best Damn Thing, em comparação com seus anteriores.A Nettwerk, junto com Terry McBride, ex-produtor de Lavigne, administrava a carreira da canadense desde 2002, ano de seu primeiro lançamento, o Let Go.

Em novembro de 2010, Terry McBride se pronunciou a respeito da cantora. - Ela se mudou para Los Angeles e no fim do dia queria um agente com base no cidade que pudesse surgir dentro de sua casa com um anúncio de uma hora. Eu aceito isso. (Mas) eu não necessariamente acho que isso torna um agente melhor. - Diz Terry ao canal CTV. E McBride finaliza - Avril não lança um álbum desde que deixou a Nettwerk, e isso já faz dois anos em 2010. Sabe, eu questiono isso(...) É estratégia, correto? Se tem uma coisa em que a Nettwerk é exelente, é em estratégia - McBride deu essa entrevista a emissora pois a Nettwerk, está fazendo 25 anos em 2010 e lançando um livro em comemoração aos desempenhos que teve.

A cantora fez quatro apresentações em sua única passagem pelo Brasil, que ocorreu em setembro de 2005:dia 21 em Porto Alegre, dia 23 em Curitiba, dia 24 no Rio de Janeiro, com mais de 12 mil pessoas presentes,e dia 25 em São Paulo. Os ingressos custaram entre 60 e 140 reais.A abertura dos shows foi feita pela banda Leela, exceto em Porto Alegre, onde a banda Drive a realizou.Na mesma época em que circulavam as notícias sobre a vinda da cantora no Brasil, a Rádio Transamérica fez premiações, em sua grade de programações, para os ingressos dos espetáculos da canadense em São Paulo e no Rio.O portal UOL foi um dos patrocinadores das apresentações nas quatro cidades,e concedeu benefícios para quem era seu cliente.

"O principal é a recepção calorosa dos fãs, que nunca tinham me visto. Foi um momento especial, que eu nunca vou esquecer. E o último dia então, nem se fala. Toquei para o maior público da minha vida. Foi incrível! Um dos momentos mais importantes da minha carreira."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.