segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Van Halen

Formação
Eddie Van Halen - guitarra solo e rítmica, teclados e backing vocal
Alex Van Halen - bateria, percussão
David Lee Roth - vocal
Wolfgang Van Halen - baixo

RESUMO

       Van Halen é uma banda de hard rock norte-americana formada em 1974. Foi fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen, que mais tarde juntou o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony. Van Halen rapidamente chegou à fama com seu primeiro álbum de mesmo nome em 1978, e é amplamente considerada como um marco nas vendas de rock nos EUA, ocupando a 19ª posição na lista dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos, com 56 milhões e meio de vendas. É a banda de hard rock e/ou heavy metal detentora de mais singles a chegarem ao topo do Hot Mainstream Rock Tracks, sendo 13 no total. É também uma das cinco bandas de rock à possuírem dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos (Van Halen e 1984, respectivamente). Até o momento, vendeu mais de 90 milhões de cópias de discos mundialmente.

       Além de ser reconhecido para o sucesso, a banda é conhecida pelo drama que cerca a saída de antigos membros. As saídas múltiplas de vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone foram cercados em controvérsia e cobertura da imprensa, incluindo numerosas declarações conflitantes entre os cantores e a banda. Depois da turnê de 2004 com Hagar, a banda estava em um hiato do público até Setembro de 2007, quando o baixista Wolfgang Van Halen (filho de Eddie) foi confirmado e rumores de que Roth voltaria a banda, ambos os eventos coincidindo com a indução ao Rock and Roll Hall of Fame em 12 de março de 2007. Após anos de especulações, Van Halen voltou a uma turnê com Roth na América do Norte em 2007 e em 2008. Em 26 de dezembro de 2011, Van Halen anunciou que lançará seu novo álbum em fevereiro 2012, além de uma turnê. O álbum se chamará A Different Kind of Truth.

História

        Nascido em Nijmegen, Holanda, Eddie Van Halen e Alex Van Halen são os filhos do músico Jan van Halen, que fez com que eles tenham aulas de música. Os irmãos Van Halen começaram a tocar juntos na década de 1960, quando Eddie tocava piano clássico e bateria mais tarde, e Alex tocava violão. Enquanto Eddie estava entregando jornais, Alex ia às escondidas tocar a bateria de Eddie. Eventualmente Eddie descobriu sobre Alex estar tocando seu instrumento e ficou tão frustrado que disse Alex, "OK, eu vou tocar sua guitarra".

        As origens remotas da banda em 1972, quando os irmãos Van Halen formaram uma banda chamada que passou por diversos nomes como The Trojan Rubber Company, The Broken Combs, Rat Salad e Mammoth, onde tocavam covers em algumas bandas (juntamente com o até então baixista Mark Stone), quando Eddie, que também fazia os vocais na banda. Eles inicialmente tinham alugado um sistema de som de David Lee Roth, mas decidiu economizar dinheiro deixando-o participar como vocalista, embora ele tinha feito uma audição anterior tinha sido mal sucedida. Em 1974 a banda decidiu substituir Stone, com Michael Anthony, o baixista e vocalista da banda local "Snake". Após uma jam durante toda a noite, ele foi contratado para baixo e backing vocals.

       Neste período, descobriram que havia outra banda nos E.U.A. com esse mesmo nome, o que os obrigou a mudar rapidamente. Alguns nomes foram sugeridos (entre eles Rat Salad, salada de rato em português), mas acabaram optando pelo sobrenome dos irmãos: Van Halen. Sendo assim, a banda Van Halen ficou constituída por David Lee Roth (vocal), Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado), Alex Arthur Van Halen (bateria) e Michael Anthony (baixo). A banda começou tocando somente covers e, em pouco tempo, tornou-se muito conhecida em todos os bares de Los Angeles.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.