quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Slash


    RESUMO

    Saul Hudson (nascido em 23 de julho de 1965), conhecido pelo seu nome artístico de Slash, é um músico britânico-americano e compositor. Ele é mais conhecido como o ex-guitarrista da banda americana de hard rock Guns N' Roses, com quem ele alcançou sucesso mundial no final de 1980 e início de 1990. Durante os seus anos mais tarde com o Guns N' Roses, Slash formou o projeto paralelo Slash's Snakepit. Em seguida, ele co-fundou o supergrupo Velvet Revolver, que re-estabeleceu-o como um artista mainstream em meados da década de 2000. Em 2010, Slash lançou seu álbum solo homônimo de estreia, com uma lista de estrelas de músicos convidados.

     Slash tem recebido elogios da crítica como um guitarrista. Time nomeou-o vice-campeão em sua lista de "Os 10 Melhores Guitarristas Elétricos" ​​em 2009, enquanto a Rolling Stone o colocou no No. 65 em sua lista de "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" em 2011.Guitar World classificou seu solo em "November Rain" No. 6 na sua lista de "Os 100 Melhores Solo de Guitarra" em 2008, e Total Guitar colocou seu riff de "Sweet Child o' Mine" em 1 º lugar na sua lista de "Os 100 Maiores Riffs" em 2004.

Biografia

       Slash nasceu Saul Hudson, em Hampstead, uma área nobre de Londres. Sua mãe, Ola Hudson (nascida Oliver; 1946-2009), era uma desenhista Africana-Americana cujos clientes incluíam David Bowie, e seu pai, Anthony Hudson, é um artista Inglês que criou capas de álbuns para os músicos como Neil Young e Joni Mitchell. Contrariamente à crença popular, a mãe de Slash não era nigeriana, nem é seu pai judeu. De sua formação mista, Slash depois comentou: "Como músico, sempre me divertia tanto que eu sou britânico e negro, particularmente porque muitos músicos americanos parecem aspirar a ser britânico, enquanto tantos músicos britânicos foi ... a tal grande esforço para ser preto."

       Durante seus primeiros anos, Slash foi criado por seu pai e avós paternos em Stoke-on-Trent, Staffordshire. Quando ele tinha cinco anos, ele e seu pai juntou-se a sua mãe em Los Angeles, Califórnia. Seu irmão, Albion "Ash" Hudson, nasceu em 1972. Após a separação de seus pais em 1974, Slash se tornou um auto-descrito "criança problema", e ele muitas vezes era enviado para viver com sua avó materna. Ele ganhou o apelido de "Slash" por amigo da família, Seymour Cassel, porque ele estava "sempre com pressa, girando em torno de uma coisa para outra."

       Em 1979, Slash decidiu formar uma banda com seu amigo Steven Adler. A banda nunca se materializou, mas levou Slash para assumir um instrumento. Uma vez que Adler tinha designado a si mesmo o papel de guitarrista, Slash decidiu aprender a tocar baixo. Equipado com uma guitarra Les paul, uma corda que lhe foi dada pela sua avó, ele começou a tomar aulas com Robert Wolin, professor na Escola de Música Fairfax. Durante sua primeira lição, Slash decidiu mudar de baixo para a guitarra depois de ouvir "Brown Sugar" dos Rolling Stones. Sua decisão de tocar guitarra foi ainda influenciado por um dos professores de sua escola, que tocaria canções de Cream e Led Zeppelin para seus alunos. Como resultado, Slash disse: "Quando ouvi ele fazer isso, eu disse, 'Isso é o que eu quero fazer". Um piloto campeão de BMX, Slash colocou a moto de lado para se dedicar à guitarra, praticando até doze horas por dia.

Carreira

 1981-1985: Primeiros anos

      Slash juntou sua primeira banda, Tidus Sloan, em 1981. Em 1983, ele formou a banda Road Crew-nomeado para a canção do Motörhead "(We Are) The Road Crew" com seu amigo de infância Steven Adler, que até então tinha aprendido a tocar bateria. Ele colocou um anúncio no jornal à procura de um baixista, e recebeu uma resposta de Duff McKagan. Eles fizeram audições com uma série de cantores, incluindo um tempo com o vocalista do Black Flag Ron Reyes, e trabalhou em material que incluiu o riff principal de que se tornaria a canção do Guns N' Roses "Rocket Queen". Slash dissolveu o grupo no ano seguinte devido a eles não serem capazes de encontrar um cantor, bem como a falta de Adler de ética de trabalho em relação a si mesmo e McKagan. Ele então se juntou a uma banda local conhecido como Hollywood Rose, que contou com o vocalista Axl Rose e o guitarrista Izzy Stradlin. Após sua época com o Hollywood Rose, Slash tocou em uma banda chamada Black Sheep e sem sucesso o teste para Poison, uma banda de glam metal que ele viria a ridicularizar abertamente.

1985-1996: Guns N' Roses

    Em junho de 1985, Slash foi convidado por Axl Rose e Izzy Stradlin para se juntar ao recém-fundado Guns N' Roses. Duff McKagan e Steven Adler completaram o line-up. Eles tocaram clubes noturnos—tais como o Whisky a Go Go, The Roxy, e The Troubadour—aberta para maiores atos ao longo de 1985 e 1986. Foi durante este período que a banda escreveu a maioria de seu material clássico, incluindo "Welcome to the Jungle", "Sweet Child o' Mine" e "Paradise City", Como resultado de seu comportamento desordeiro e rebelde, o Guns N' Roses rapidamente recebeu o apelido de "banda mais perigosa do mundo", fazendo com que Slash disesse, "Por alguma estranha razão, Guns N' Roses é como o catalisador para a controvérsia, mesmo antes de termos qualquer tipo de contrato de gravação." Depois de ser sondado por vários grandes gravadoras, a banda assinou com a Geffen Records, em março de 1986. Mais tarde naquele ano, eles começaram a gravar seu álbum de estréia, mas inicialmente nada foi realizado como Slash tinha desenvolvido um problema com drogas

     Em julho de 1987, Guns N' Roses lançou seu primeiro álbum, Appetite for Destruction, que até à data já vendeu mais de 28 milhões de cópias em todo o mundo, dos quais 8.000.000 foram vendidos nos Estados Unidos, tornando-o o álbum de estréia mais vendido de todos os tempos nos EUA. No verão de 1988, a banda alcançou seu único hit No. 1 nos EUA com "Sweet Child o' Mine", uma canção liderada pelo riff de guitarra de Slash e de solo. Em novembro do mesmo ano, o Guns N' Roses lançou G N' R Lies, que vendeu mais de cinco milhões de cópias só nos EUA, apesar de conter apenas oito faixas, quatro dos quais foram incluídos no lançada anteriormente EP Live ?!*@ Like a Suicide. Como seu sucesso cresceu, assim como as tensões interpessoais dentro da banda. Em 1989, durante um show como atração de abertura para os Rolling Stones, Axl Rose ameaçou deixar a banda se alguns membros da banda não parassem seus vícios sobre o uso de heroína. Slash estava entre aqueles que prometeu se limpar do uso das drogas. No entanto, no ano seguinte, Steven Adler foi demitido da banda por causa de seu vício em heroína, ele foi substituído por Matt Sorum do The Cult.

    Em maio de 1991, a banda embarcou na Use Your Illusion Tour, turnê que durou 2 anos e meio. No mês de setembro, o Guns N' Roses lançou os tão esperados álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, que estreou em 2º e nº 1, respectivamente, na tabela dos EUA, um feito não alcançado por qualquer outro grupo. Izzy Stradlin deixou a banda abruptamente em novembro, ele foi substituído por Gilby Clarke do Candy e Kill for Thrills. Slash fez seu último show com o Guns N' Roses em 17 de julho de 1993. Em novembro daquele ano, a banda lançou "The Spaghetti Incident?", um álbum de covers de músicas punk, que se mostrou menos bem sucedido que seus antecessores. Slash, então, escreveu várias canções para o que seria o álbum de seguimento para o Use Your Illusion. Axl Rose, no entanto, rejeitou o material.

      Após três anos de inatividade, Slash anunciou em Outubro de 1996 que ele não era mais uma parte do Guns N' Roses. Em sua autobiografia de 2007, Slash afirma que sua decisão de deixar a banda não se baseou, como se acreditava, sobre as diferenças artísticas com Axl Rose, mas para as três seguintes razões: o desrespeito demonstrado por Rose ao seu público e equipe de filmagem, fazendo com que a banda quase sempre ficasse em sua "fase final" durante a Use Your Illusion Tour; a manipulação legal que Rose fez com seus companheiros de banda (documentos que Axl fez Slash e Duff assinarem, caso contrário ele não cantaria), exigindo a propriedade do nome da banda e desatualizar-los contratualmente; e as saídas de Steven Adler e Izzy Stradlin.

Equipamento

    Slash usa palhetas Dunlop Tortex 1.14, e acordamento Ernie Ball Power Slinky, .011-.048.

    Slash possui mais de 100 guitarras.Sua primeira Guitarra foi uma Memphis (uma marca americana, sem nenhuma referencia com os modelos da Tagima) do modelo Les Paul A guitarra que ele usou para gravar o álbum Appetite For Destruction foi uma 1959 Les Paul Replica feita à mão, sem escudo e com dois captadores Seymour Duncan. A sua guitarra preferida para apresentações ao vivo é uma 1987 Les Paul Standard. Esta guitarra já teve seu braço quebrado em dois lugares, mas Les Paul, criador do modelo de guitarra de seu mesmo nome e fabricada pela Gibson, fez os reparos necessários e ele continuou a usá-la. Grande parte das guitarras de Slash tem captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, que são captadores de saída baixa. 

Sua coleção de guitarras inclui:

  •     Guild Crossroad Double Neck Godzila
  •     B.C. Rich Mockingbird
  •     Fender Stratocaster
  •     Fender Telecaster
  •     B.C. Rich Double neck
  •     Gibson Flying V
  •     Gibson Explorer
  •     Travis Bean (usada para slides em "Bad Obsession")
  •     Slash Custom Les Paul Gold Top Guitar
  •     Gibson U.S.A Slash Appetite Les Paul 2010.
  •     Gibson Custom Slash Appetite for Destruction Les Paul 2010
  •     Gibson Les Paul "Slash" Signature Goldtop
     Uma das guitarras favoritas de Slash é a já mencionada 1959 Les Paul Replica. Ele recebeu essa guitarra durante as sessões de gravação para o primeiro álbum do Guns N' Roses, "Appetite for Destruction". Quando ele não estava conseguindo o som que estava procurando, o gerente da banda achou uma 1959 Les Paul Standard Replica. Ele usou esta guitarra em todos álbuns que gravou com o Guns N' Roses e com o Velvet Revolver. A guitarra ainda foi a base para o instrumento do seu personagem no jogo Guitar Hero III: Legends of Rock.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.