segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Segunda do Rock - ZZ Top

ZZ Top é uma banda de blues-rock norte-americana, refere também como "That Little Ol' Band from Texas" formada em 1969 em Houston, Texas. Os membros da banda são: Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). ZZ Top é classificada como número 44 no VH1's 100 Greatest Artists of Hard Rock. Junto com AC/DC, é uma das bandas preferidas dos motociclistas.

ZZ Top, quase sempre aparece em público usando óculos escuros (uma prática que antecede, por uma década, sua canção de 1979 "Cheap Sunglasses"). Gibbons e Hill vestem roupas pretas semelhantes (geralmente couro de motociclista) e chapéus de vaqueiro preto ou bonés. Gibbons geralmente usa botas de motociclista preto e correntes no pescoço com abridores de lata de cerveja. Apesar de Gibbons e Hill usarem barbas compridas, o baterista Beard usa apenas um bigode aparado.

ZZ Top já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 25 milhões de álbuns só nos Estados Unidos. A banda teve 8 hits no Top 40 na Billboard Hot 100, 6 hits em primeiro lugar no Mainstream Rock, e três MTV Video Music Awards. Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 2004.

Com um som de guitarra distinto e as letras satíricas (muitas delas a respeito de lugares e eventos de sua terra natal, o Texas) a banda provavelmente se destaca pelo seu visual diferente. Gibbons e Hill sempre são fotografados com óculos escuros, utilizando barbas enormes, o que torna esta combinação sua marca registrada. Frank Beard (Beard significa barba, em inglês), ironicamente não tem barba. Em 1984, a empresa Gillette ofereceu a Gibbons e Hill 1 milhão de dólares, para que eles aparecessem sem barbas em um comercial mas eles recusaram, dizendo: "Ficamos muito feios sem elas." ZZ Top é a única banda com mais de 40 anos a ter todos os membros da banda original tocando juntos.

Formação e os anos 1970

O ZZ Top surgiu em 1969, no Texas. A formação original veio da banda The Moving Sidewalks, formada por Billy Gibbons (guitarra), Lanier Greig (baixo) e Dan Mitchell (bateria). Lanier Greig foi demitido e em seu lugar entra Bill Ethridge. O próximo a sair foi Dan Mitchell, substituído por Frank Beard que veio da banda American Blues. E pouco tempo depois Bill Ethridge saiu e entrou Dusty Hill que também veio da banda American Blues.

Com esta formação que dura até hoje, em Janeiro de 1971, o ZZ Top lançou o primeiro álbum ZZ Top's First Album que teve o single "(Somebody Else Been) Shaking Your Tree" um álbum basicamente de blues.

Em Abril de 1972 lançou o segundo álbum Rio Grande Mud que trouxe o primeiro hit da banda "Francine", "Just Got Paid" e "Bar-B-Q".

Toda a excelência do ZZ Top está no álbum que é o clássico do trio Tres Hombres lançado em Julho de 1973, destaque para as faixas "La Grange", "Beer Drinkers & Hell Raisers" e "Jesus Just Left Chicago". É com ele que o trio conquista seu primeiro disco de platina.

Em Abril de 1975 é lançado Fandango! um álbum metade ao vivo e metade de estúdio que trouxe o hit "Tush". O álbum vendeu sem muito esforço um milhão de cópias.

O próximo álbum Tejas é lançado em Fevereiro de 1977, mas não consegue manter o nível dos discos anteriores e decide parar por um tempo. Em Março de 1977, foi lançado a primeira coletânea The Best of ZZ Top.

Em 1979 o ZZ Top assinou com a Warner Bros. Records e em Agosto lançou o álbum Degüello com uma versão de "Dust My Broom" de Robert Johnson e "I Thank You" de Isaac Hayes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.