terça-feira, 6 de setembro de 2011

Terça do Metal - DragonForce

Formação
Marc Hudson - vocal
Herman Li - guitarra e backing vocal
Sam Totman - guitarra e backing vocal
Frédéric Leclercq - baixo
Vadim Pruzhanov - teclado, teremim e backing vocal
Dave Mackintosh - bateria

O DragonForce é uma banda inglesa de extreme power metal que surgiu em 1999, após o fim da banda de Black Metal, o Demoniac. Todos os integrantes, exceto Lindsay Dawson, juntaram-se com ZP Theart e fundaram a banda, com o nome DragonHeart. Dois anos depois, eles tiveram que mudar o nome por causa do filme que se chamava DragonHeart. Em 2008, foram nomeados ao Prêmio Grammy de "Prêmio Grammy de Best Metal Performance" pela canção "Heroes of Our Time", do álbum Ultra Beatdown.

Biografia
Nos seus primórdios, a banda era formada pelo vocalista ZP Theart, os guitarristas Herman Li e Sam Totman, o baterista Didier Almouzni e o tecladista Vadim Pruzhanov. Com essa formação gravaram o primeiro álbum, Valley of the Damned. Já para o segundo trabalho, Didier saiu, deixando as baquetas para Dave Mackintosh. Além dele, foi recrutado também o baixista Adrian Lambert, que depois deixaria a banda, dando lugar a Frédéric Leclercq.

Em 2006, acontece o lançamento do Inhuman Rampage, o terceiro álbum da banda. Desse álbum, dois singles são lançados: "Through the Fire and Flames", e "Operation Ground and Pound". O sucesso do álbum foi tanto, que, depois do lançamento do clipe da "Through the Fire and Flames", o álbum teve um aumento de vendas de 120%. Em 2007, a banda recebe o prêmio de "Melhor Solo", da "Through the Fire and Flames", que foi a mais votada pelos leitores da revista Total Guitar. Em Outubro de 2006 a faixa "Through the Fire and Flames" foi lançada no jogo Guitar Hero III e é considerada a música mais difícil de ser tocada em todos os jogos Guitar Hero. Estima-se que as vendas de álbum da banda aumentaram em 126%, apenas uma semana, devido ao fato de seu sucesso na participação do game. Em junho de 2008, são lançados mais três singles para o Guitar Hero: "Operation Ground and Pound", "Revolution Deathsquad" do álbum Inhuman Rampage e "Heroes of Our Time" do álbum Ultra Beatdown, só que dessa vez, como Downloadable Live Content, somente para Play Station 3 e XBox 360.

Estilo musical
Algumas características tornam o DragonForce uma banda difícil de se encaixar em qualquer rótulo, a começar pelos seus integrantes: três deles são egressos de bandas de black metal: os guitarristas Li e Totman fizeram parte do Demoniac, uma banda da Nova Zelândia, enquanto o baterista Dave Mackintosh gravou dois álbuns com os ingleses do Bal-Sagoth.

A música de DragonForce é caracterizada por rápidos solos de guitarra e teclado. Tanto Herman quanto Vadim usam sons de video games em seus intrumentos. As letras são fantasiosas, cantadas em tons altos (mas nem sempre agudos); o baterista Dave toca com elementos da batida "metranca".

Segundo a banda, seu som poderia ser classificado simplesmente como "extreme power metal". O guitarrista Herman Li comenta:
"Metal Nintendo", "Bon Jovi dopado", "Journey encontra Slayer"...as pessoas sempre chegam com rótulos estranhos para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.