segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coldplay


Formação
Chris Martin - vocal
Guy Berryman - baixo
Jon Buckland - guitarra
Will Champion - bateria


Coldplay é uma banda inglesa de rock alternativo em 1996 pelo vocalista principal Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London. Depois de formar o Pectoralz, Guy Berryman se juntou ao grupo como baixista e eles mudaram o nome para Starfish. Will Champion entrou para tocar bateria, como vocal de apoio e multi-instrumentista, completando assim, o grupo. O empresário Phil Harvey, é muitas vezes considerado o quinto membro não oficial. A banda passou a se chamar "Coldplay" em 1998, antes de gravar e lançar três EPs; Safety em 1998, "Brothers & Sisters" como um single em 1999 e The Blue Room no mesmo ano. Este último foi o primeiro lançamento da banda por uma grande gravadora, depois de assinar contrato com a Parlophone.
Em seus primeiros trabalhos, sua sonoridade foi comparada com bandas como Radiohead, Jeff Buckley, U2 e Travis. Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido por seu álbum de estréia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002) foi lançado com várias críticas positivas e ganhando vários prêmios, inluindo o de Álbum do Ano pela NME, e vem sendo considerado o melhor álbum do Coldplay produzido por Nelson. O seu lançamento seguinte, X&Y foi inicialmente recebido com opiniões diversificadas da crítica após o seu lançamento em 2005. No entanto, o quarto álbum de estúdio da banda Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), foi produzido por Brian Eno e lançado com comentários favoráveis da crítica, ganhando várias indicações e vencendo o Grammy.
Coldplay ganhou inúmeros prêmios de música em toda sua história, incluindo seis Brit Awards—vencendo o de Melhor Banda Britânica três vezes seguida— quatro MTV Video Music Awards, e sete Grammy Awards de vinte indicações. 2009 foi o seu ano mais bem sucedido ao ter recebido sete indicações no 51º Grammy Awards, e vencendo em três. Como um dos principais artistas de maiores vendas do mundo, Coldplay vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo.
Desde o lançamento de Parachutes, a banda tem sido influenciada por outros artistas, incluindo o Echo & the Bunnymen, Kate Bush, George Harrison e Muse, em A Rush of Blood to the Head, Johnny Cash e Kraftwerk em X&Y e Blur, Arcade Fire e My Bloody Valentine foram as influências de Viva la Vida. Eles têm apoiado pela campanha Make Trade Fair da Oxfam e pela Anistia Internacional. O grupo tem também realiou vários projetos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e o Teenage Cancer Trust.


Formação e primeiros anos (1996–1999)
O quarteto formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion é mais uma das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em setembro de 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London (UCL). A dupla passou o resto do ano universitário planejando formar uma banda e começearam a se apresentar como Pectoralz. Guy Berryman, um colega de Martin e Buckland, mais tarde se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, mudou seu nome para Starfish e se apresentando localmente em Camden em pequenos clubes. Martin também tinha recrutado o seu antigo amigo de escola Phil Harvey, estava estudando os clássicos em Oxford, e hoje é o empresário da banda. Desde então, aceitaram Harvey como o quinto membro do grupo. A formação da banda foi completada Will Champion assumiu a função de percussão. Champion cresceu tocando piano, guitarra, baixo e flauta; ele aprendeu rapidamente a tocar bateria, apesar de não ter tido experiência nenhuma com o instrumento antes. Os integrantes finalmente resolveram batizar o nome do grupo de "Coldplay" que foi sugerido por Tim Crompton, um estudante local, que vinha usando o nome para o seu grupo. Em 1997, Martin também conheceu o então estudante de Clássicos Tim Rice-Oxley. Durante um fim de semana na Virginia Water, um mostrou ao outro suas próprias músicas no piano, Martin descobriu que Rice-Oxley era muito talentoso, e pediu-o para ser o tocador de teclado do Coldplay, mas Rice-Oxley teve de recusar pois sua própria banda (Keane) já estava operacional. Dias depois, neste caso seria a forma de Keane e Coldplay manter a banda inalterada, deixando ambas as bandas como quartetos.
Em 1998, a banda lançou 500 cópias de Safety EP. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Em dezembro do mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora independente Fierce Panda. O primeiro lançamento com a gravadora foi Brothers & Sisters EP que haviam gravado rapidamente durante quatro dias em fevereiro de 1999.
Depois de concluir seus exames finais, o grupo assinou com a Parlophone para um contrato com lançamento de cinco álbuns, na primavera de 1999. Depois de fazer sua primeira aparição no Glastonbury a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro EP intitulado The Blue Room. Cinco mil exemplares foram disponibilizadas ao público em Outubro, e o single "Bigger Stronger", foi lançado na BBC Radio 1 como um airplay. As sessões de gravação de The Blue Room foi tumultuosa. Martin demitiu Champion da banda, mas depois implorou-lhe para voltar, e para ser desculpado, os dois foram para um bar. Eventualmente, a banda trabalhou as suas diferenças e pôs em prática um novo conjunto de regras para manter o grupo intacto. Inspirados por bandas como U2 e R.E.M., decidiram que iriam atuar na democracia, e que os lucros seriam partilhados igualmente.

domingo, 26 de junho de 2011

Jota Quest


Formação
Rogério Flausino - vocal e violão
Marco Túlio Lara - guitarra
PJ - baixo
Paulinho Fonseca - bateria
Márcio Buzelin - teclado


Jota Quest é uma banda de pop-rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome Jay Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. Para não serem processados pela Hanna-Barbera, o grupo teve de mudar o nome da banda para Jota Quest no final da década de 1990. Há também uma versão que diz que a alteração foi feita por Tim Maia, que, ao se referir à banda num show, falou: "Alô segurança, deixa a rapaziada do JOTA QUEST aí, num precisa tirar o JOTA QUEST não". A banda também encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai. Aliás, foi por gostar de black music (soul/funk/disco) e acid jazz que o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda. Em seguinda, o guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin juntaram-se ao grupo. Só faltava, então, um vocalista. E após testarem nada menos que dezoito candidatos, Rogério Flausino foi o escolhido. Escolha que a história de quase 15 anos da banda mostrou ser das mais acertadas.
Em 1996, foram contratados pela Sony Music e gravaram o primeiro álbum J. Quest, com músicas que ficaram tão conhecidas que tocam até hoje nas rádios, caso de "As Dores do Mundo" (de Hyldon) e "Encontrar Alguém". Nessa época, a banda exibia um visual exótico, com roupas em estilo anos 70 e perucas (que foram abandonadas após serem roubadas em um programa de TV).


O grupo fez seu primeiro show como J.Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de Acid Jazz Jamiroquai, ideia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do desenho). Na época, o grupo circulou pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e chegou a reunir mais de 2.000 pessoas por apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. o contrato com a Sony Music, veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas "Dores do Mundo" e "Encontrar Alguém" – sucessos em Belo Horizonte - conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no progarama que na época se chamava "Xuxa Hits" da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na TV.
Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. A música "Fácil" foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.
Em 2000, lançaram o CD Oxigênio com várias baladas românticas como "Dias Melhores", que até hoje é uma das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001, veio o Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.
Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I'm Still Here em inglês)
Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou, nos dias 1 e 2 de maio de 2003, o CD e DVD MTV ao vivo, na Praça do Papa, em Belo Horizonte, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro "ao vivo" do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.
Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entres os cds mais vendidos do país.
Dez anos depois do lançamento do primeiro CD, a banda marca presença no cenário pop rock brasileiro. Ao todo são seis CDs, milhares de shows e recordes de público por todo o Brasil, apresentações nos EUA e, recentemente, na Europa, onde participou da abertura do Rock in Rio Lisboa, dividindo palco com Carlos Santana e Roger Waters.
Em 2007, Rogério Flausino recebeu o Prêmio Multishow de melhor cantor do Brasil. Ainda no mesmo ano, no dia 13 de Agosto, tornou-se pai de sua primeira filha, Nina.
No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Alegre.
O CD La Plata, já faz sucesso nas rádios com as músicas "La Plata" que está na trilha sonora da novela da Rede Globo "Cama de Gato", e a balada romântica "Vem andar comigo", muito bem tocada e tema da novela Caras e Bocas, da Rede Globo, juntamente com uma faixa mais antiga que é De volta ao planeta, nome do segundo CD da banda de 1998.
No final de Julho, o terceiro single "Seis e Trinta" foi lançado nas rádios e o videoclipe saiu em Setembro. A canção está começando a apontar nas paradas de sucesso, entre as 15 mais tocadas, se tornando um hit.
No final de Novembro de 2009 é lançado a balada "Único Olhar", faixa nº 7 do La Plata e em 2010 é lançado "Tudo me faz lembrar você" como trilha sonora do filme Muita Calma nessa hora.
No segundo semestre de 2010, o Jota Quest, lançou para o mercado latino o seu primeiro álbum em espanhol, intitulado de Dias Mejores. O álbum foi lançado primeiramente na Argentina.
A nova música de trabalho do Jota Quest chega às rádios brasileiras na quarta-feira, dia 30 de março, mas os fãs já podem ter um gostinho de "É Preciso (A Próxima Parada)". Trinta segundos da faixa já estão para audição no site oficial da banda. No início de março, o Jota Quest anunciou uma turnê comemorativa aos 15 anos de carreira. A "J15 – 15 Anos na Moral" será uma espécie de festa com 5 horas de duração, onde a banda apresentará um show de três horas com três novas faixas. O projeto será lançado em CD/DVD. A coletânea Quinze foi lançada em maio e possui 2 Cds e 30 faixas, entre hits e 3 músicas inéditas.

sábado, 11 de junho de 2011

Pantera

Integrantes
Phil Anselmo vocal
Dimebag Darrel guitarra
Rex Brown baixo
Vinnie Paul Abbott bateria

Pantera foi uma banda de metal americana originária da cidade de Arlington, no estado do Texas, formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell(o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos 90) (guitarrista) em 1981.O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o cantor Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista. Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio.


História

Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes).

O Pantera lançou três discos (Metal Magic, de 1983, Projects In The Jungle, de 1984 e I Am The Night, de 1985) antes de demitir o então vocalista Terry Glaze para a entrada de Phil Anselmo no quarto disco, Power Metal, de 1988. Na época, Glaze teria sido informado sobre assinar com uma gravadora pertencente a Gene Simmons do Kiss, mas Terry rejeitou o contrato e foi mandado embora. Os membros restantes encontraram Phil Anselmo em Nova Orleans e produziram Power Metal, uma gravação onde Phil regravou algumas canções cantadas originalmente por Glaze, além de algumas originais.

De Metal Magic até I Am The Night, a banda seguiu pelo caminho do glam metal, porém com a entrada de Phil Anselmo nos vocais (que havia saido de uma banda de hard rock de Nova Orleans chamada "Razor White", que lançou um disco com outro vocalista por volta de 1991), tomaram a decisão de partir para um som mais pesado. Com Power Metal, alguns riffs do thrash metal são notados em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas músicas no estilo hard rock e com apelo mais comercial ainda persistem, como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'.

Em 1989, a banda assinou com a gravadora ATCO, após um executivo da gravadora ter ficado impressionado com um show da banda. O material novo visto pelo executivo, era um repertório com as músicas antigas mais pesadas e as novas que eram mais pesadas ainda. Alguns 'bootlegs' com shows dessa época são encontrados na internet, e ironicamente chamados de "Glamtera", devido ao visual ainda "poser".

O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell, de 1990. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, com vocais ao estilo de Rob Halford do Judas Priest e riffs e solos mais complexos do guitarrista Dimebag Darrell, embora o álbum também tenha começado a demonstrar um estilo muito mais extremo do que os trabalhos anteriores. O thrash metal veio a influenciar esse disco ainda mais, e músicas como "Cowboys From Hell", "Psycho Holiday" e "Domination" demostram bem isso, enquanto "Cemetery Gates" e "Shattered" ainda demonstram as antigas influências. A banda dava iníco à sua fase de Thrash/Groove ou Thrash Groovado, como denominou o pesquisador musical brasileiro Glaydson Barros.

O álbum de maior sucesso foi Vulgar Display of Power, de 1992, onde os vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados mais influenciados pelo hardcore e um som de guitarra e baixo muito mais pesados. O disco rendeu a grandes sucessos que tornariam-se hinos da banda, como "Walk","Mouth For War" e "This Love" muito circuladas na MTV. Outras como as violentas "Fucking Hostile" e "Rise" seriam mais aclamadas entre os fãs.

A extensão do crescimento de popularidade deste álbum pode ser vista no sucesso instantâneo do álbum seguinte, Far Beyond Driven, de 1994, que estreou no topo das paradas americana e australiana de discos, sendo o disco de metal mais pesado a conseguir tal feito, apesar da crise de metal na América na época. Neste disco, o som tomou um rumo mais extremo, com mais berros e solos gritantes, como em "Strenght Beyond Strenght" e "Becoming". Nota-se a influência de bandas como Helmet na pesada "Five Minutes Alone" (que virou um grandioso sucesso nas rádios e na MTV) e a escandalosa "Good Friends and a Bottle of Pills". A surpresa para os fãs foi uma cover do Black Sabbath, "Planet Caravan" na última faixa.

O próximo álbum, The Great Southern Trendkill, foi lançado em 1996. O álbum fez um sucesso moderado, especialmente considerando a época em que foi lançado e por ter se direcionado para um lado completamente violento, berrado e brutal da banda. Um exemplo disso é a música"Suicide Note II". O disco ficou mais no gosto dos fãs, apesar do que trazia um Pantera diferente dos lançamentos anteriores. A música "Drag The Waters" chegou a rolar de maneira considerável na MTV, porém a banda cairia em termos de popularidade.

O último disco do Pantera, de 2000, foi Reinventing The Steel, incluindo os singles "Goddamn Electric" com a participação de Kerry King guitarrista do Slayer e "Revolution is My Name". Esta última seria a que mais se destacou do álbum, que era mais rock'n roll e traziam outros timbres de bateria , baixo e guitarra. "We'll Grind that Axe for A Long Time", uma homenagem ao heavy metal em si, cairia no gosto dos fãs.

A banda se dissolveu depois que Anselmo saiu, em 2001. Ele buscaria outros trabalhos com bandas como Down, embora os irmãos Abbott não tivessem terminado oficialmente a banda até iniciar os trabalhos em seu novo projeto, "New Found Power". Como nas circunstâncias em que Phil Anselmo saiu do Pantera, os membros restantes ficaram no aguardo que ele retornasse, mas isso nunca aconteceu. Ao invés, Anselmo decidiu continuar com uma de suas (muitas) bandas paralelas, o Superjoint Ritual. Após o lançamento do segundo disco desta banda (A Lethal Dose of American Hatred, de 2003), o baterista Vinnie Paul (Abbott) e Dimebag Darrell (Abbott) formaram o New Found Power, que logo após foi rebatizado como Damageplan. O primeiro e único disco do projeto seria o "New Found Power", lançado em 2003.

O fim do Pantera não foi amigável e, subseqüentemente, a imprensa provocou uma guerra entre "Superjoint Ritual" e "Damageplan". Entre as acusações plantadas, dizia-se que Anselmo e os irmãos Abbott tinham dificuldades em concordar sobre que direção eles queriam que a sonoridade do Pantera tomasse. Vinnie Paul e Dimebag chegaram a comentar que Anselmo os forçava a fazer as músicas que ele queria, não podendo assim experimentar e arriscar com suas gravações. Além disso, o vício de Anselmo em drogas (ele já chegou a ter uma overdose de heroína) era conhecido por causar turbulências entre a banda. Por fim, como resultado de outros problemas internos, a relação entre Phil e os irmãos Abbott se deteriorava rapidamente de uma forma geral. No meio do fogo cruzado estava o baixista Rex Brown, que participou do segundo disco do Down, A Bustle In Your Hedgerow, de 2002.

No dia 8 de dezembro de 2004, um fanático do Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando o Damageplan entrou no palco. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer.

Após a morte de Dimebag, uma reunião do Pantera tornou-se obviamente impossível, mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda.

A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

McFly

Bio

McFly é uma banda britânica de pop rock que alcançou a fama em 2004. A banda, formada em Londres, tem como membros Tom Fletcher, Danny Jones, Dougie Poynter e Harry Judd. É gerenciada pela Prestige Management, e tinha contrato assinado com a gravadora Island Records desde o seu lançamento em 2004, até dezembro de 2007, antes de criar sua própria gravadora, a Super Records.

O álbum de estréia do McFly, Room on the 3rd Floor, estreou em primeiro lugar no UK Albums Chart e recebeu o disco de platina duplo;depois disso, eles tornaram-se a banda mais jovem a ter um álbum de estréia em primeiro lugar no Reino Unido - um título que anteriormente pertencia aos Beatles.Um mês após o álbum ter sido lançado, a banda teve sua primeira turnê pelo Reino Unido.O segundo álbum da banda, Wonderland, também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e foi lançado em 2005. O seu terceiro álbum, Motion in the Ocean, foi lançado em 6 de novembro de 2006 e ficou na sexta posição no Reino Unido. McFly lançou sua coletânea musical All the Greatest Hits em 5 de novembro de 2007, que ficou na quarta posição no Reino Unido. O quarto álbum de estúdio da banda, Radio:Active, foi distribuído gratuitamente como um complemento do The Mail on Sunday em 20 de julho de 2008. Em novembro de 2010 a banda lançou seu álbum quinto álbum de estúdio, Above the Noise, que marca uma mudança de estilo musical. Até em março de 2011, McFly teve dezoito singles top vinte, dos quais sete atingiram a primeira posição no UK Albums Chart.

McFly apareceu na comédia Just My Luck, estrelada por Lindsay Lohan e Chris Pine, em 2006. A banda representou a si mesma e lançou um álbum homônimo do filme, que também foi utilizado como sua trilha sonora. Eles também participaram de vários projetos de caridade, como Comic Relief, Children In Need, Live 8 e Sport Relief.

Formação

McFly foi fundada e nomeada por Tom Fletcher. Após fazer uma audição para a banda Busted, a gravadora o convidou para escrever canções para a banda ao lado de seus membros, James Bourne. Enquanto escreviam canções para o segundo álbum do Busted, A Present For Everyone, a gravadora o perguntou se estava disponível para filmar as audições para uma boyband chamada V. Foi durante essas audições que Fletcher encontrou Jones, que audicionou erroneamente para a banda, pensando que seria uma audição para uma banda de rock e não uma boyband, indo com um violão, apesar dos membros apenas cantarem e dançarem. Depois disso, Fletcher o convidou para compor canções com ele e Bourne.
Danny Jones, em 2008

Ao terminaram o projeto com o Busted, os dois começaram a escrever canções para sua própria banda, que, até o momento, não tinha um nome. Eventualmente se mudaram para o Hotel InterContinental durante dois meses, para trabalhar na composição. Mais tarde, os dois colocaram um anúncio na revista NME e fizeram audições para escolher os outros membros da banda, optando por Harry Judd e Dougie Poynter para baterista e baixista, respectivamente.

O nome da banda foi escolhido em homenagem a Marty McFly, personagem de Michael J. Fox no filme Back To The Future.


Super Records

Super Records Ltd. é um selo independente operado e de propriedade do McFly. Inicialmente a banda tinha contrato assinado com a gravadora Universal Island Records. Embora tenha deixado a gravadora, os singles do McFly ainda eram distribuídos por uma empresa chamada "Absolute", que faz parte do grupo Universal.Em 2010, antes do lançamento do quinto álbum da banda, eles voltaram a assinar com a Island, em um acordo para dividir todos os lucros em 50%.