segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coldplay


Formação
Chris Martin - vocal
Guy Berryman - baixo
Jon Buckland - guitarra
Will Champion - bateria


Coldplay é uma banda inglesa de rock alternativo em 1996 pelo vocalista principal Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London. Depois de formar o Pectoralz, Guy Berryman se juntou ao grupo como baixista e eles mudaram o nome para Starfish. Will Champion entrou para tocar bateria, como vocal de apoio e multi-instrumentista, completando assim, o grupo. O empresário Phil Harvey, é muitas vezes considerado o quinto membro não oficial. A banda passou a se chamar "Coldplay" em 1998, antes de gravar e lançar três EPs; Safety em 1998, "Brothers & Sisters" como um single em 1999 e The Blue Room no mesmo ano. Este último foi o primeiro lançamento da banda por uma grande gravadora, depois de assinar contrato com a Parlophone.
Em seus primeiros trabalhos, sua sonoridade foi comparada com bandas como Radiohead, Jeff Buckley, U2 e Travis. Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido por seu álbum de estréia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002) foi lançado com várias críticas positivas e ganhando vários prêmios, inluindo o de Álbum do Ano pela NME, e vem sendo considerado o melhor álbum do Coldplay produzido por Nelson. O seu lançamento seguinte, X&Y foi inicialmente recebido com opiniões diversificadas da crítica após o seu lançamento em 2005. No entanto, o quarto álbum de estúdio da banda Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), foi produzido por Brian Eno e lançado com comentários favoráveis da crítica, ganhando várias indicações e vencendo o Grammy.
Coldplay ganhou inúmeros prêmios de música em toda sua história, incluindo seis Brit Awards—vencendo o de Melhor Banda Britânica três vezes seguida— quatro MTV Video Music Awards, e sete Grammy Awards de vinte indicações. 2009 foi o seu ano mais bem sucedido ao ter recebido sete indicações no 51º Grammy Awards, e vencendo em três. Como um dos principais artistas de maiores vendas do mundo, Coldplay vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo.
Desde o lançamento de Parachutes, a banda tem sido influenciada por outros artistas, incluindo o Echo & the Bunnymen, Kate Bush, George Harrison e Muse, em A Rush of Blood to the Head, Johnny Cash e Kraftwerk em X&Y e Blur, Arcade Fire e My Bloody Valentine foram as influências de Viva la Vida. Eles têm apoiado pela campanha Make Trade Fair da Oxfam e pela Anistia Internacional. O grupo tem também realiou vários projetos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e o Teenage Cancer Trust.


Formação e primeiros anos (1996–1999)
O quarteto formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion é mais uma das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em setembro de 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London (UCL). A dupla passou o resto do ano universitário planejando formar uma banda e começearam a se apresentar como Pectoralz. Guy Berryman, um colega de Martin e Buckland, mais tarde se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, mudou seu nome para Starfish e se apresentando localmente em Camden em pequenos clubes. Martin também tinha recrutado o seu antigo amigo de escola Phil Harvey, estava estudando os clássicos em Oxford, e hoje é o empresário da banda. Desde então, aceitaram Harvey como o quinto membro do grupo. A formação da banda foi completada Will Champion assumiu a função de percussão. Champion cresceu tocando piano, guitarra, baixo e flauta; ele aprendeu rapidamente a tocar bateria, apesar de não ter tido experiência nenhuma com o instrumento antes. Os integrantes finalmente resolveram batizar o nome do grupo de "Coldplay" que foi sugerido por Tim Crompton, um estudante local, que vinha usando o nome para o seu grupo. Em 1997, Martin também conheceu o então estudante de Clássicos Tim Rice-Oxley. Durante um fim de semana na Virginia Water, um mostrou ao outro suas próprias músicas no piano, Martin descobriu que Rice-Oxley era muito talentoso, e pediu-o para ser o tocador de teclado do Coldplay, mas Rice-Oxley teve de recusar pois sua própria banda (Keane) já estava operacional. Dias depois, neste caso seria a forma de Keane e Coldplay manter a banda inalterada, deixando ambas as bandas como quartetos.
Em 1998, a banda lançou 500 cópias de Safety EP. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Em dezembro do mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora independente Fierce Panda. O primeiro lançamento com a gravadora foi Brothers & Sisters EP que haviam gravado rapidamente durante quatro dias em fevereiro de 1999.
Depois de concluir seus exames finais, o grupo assinou com a Parlophone para um contrato com lançamento de cinco álbuns, na primavera de 1999. Depois de fazer sua primeira aparição no Glastonbury a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro EP intitulado The Blue Room. Cinco mil exemplares foram disponibilizadas ao público em Outubro, e o single "Bigger Stronger", foi lançado na BBC Radio 1 como um airplay. As sessões de gravação de The Blue Room foi tumultuosa. Martin demitiu Champion da banda, mas depois implorou-lhe para voltar, e para ser desculpado, os dois foram para um bar. Eventualmente, a banda trabalhou as suas diferenças e pôs em prática um novo conjunto de regras para manter o grupo intacto. Inspirados por bandas como U2 e R.E.M., decidiram que iriam atuar na democracia, e que os lucros seriam partilhados igualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.