quarta-feira, 18 de maio de 2011

U2

Banda
Bono Vox
Adam Clayton
The Edge
Larry Mullen Jr.

U2 é uma banda de rock formada em Dublin, Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).

O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro, já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards, estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbum The Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a Lista das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, obtendo 8 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções.

Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.

Formação

A banda foi formada em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple Comprehensive High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "The Larry Mullen's Band", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick Evans, também na guitarra.

Depois de pouco tempo de ensaio, eles mudaram o nome para "Feedback". Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.

O punk rocker de Dublin, Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators from Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Bono). Nome esse que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.

Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.

Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, U2 3, que chegou ao topo do hit parade na Irlanda. Em Dezembro desse ano viajaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.

War (1983)

Resolvida todas as pendências religiosas dentro do grupo, o U2 começou a pensar em um novo álbum. Mas antes, lançaram um novo single, "A Celebration", dando assim um indício acerca do rumo que a banda iria tomar.

Pressionado pela gravadora, o grupo cogitou mudar de produtor. No entanto, acabaram produzindo o álbum War com o produtor dos álbuns anteriores, Steve Lillywhite. O álbum, bem mais consistente que o seu anterior, apresenta uma maior diversificação na instrumentação (incluindo o uso de violinos e de corais femininos) e uma maior sofisticação nas letras, que deixam de lado as dúvidas existenciais dos últimos álbuns para adotarem uma posição crítica em relação aos acontecimentos da época. O exemplo mais óbvio disso é "Sunday Bloody Sunday", canção sobre os conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano e à realização de uma bem-sucedida turnê daquele país, que rendeu o registro do EP Under a Blood Red Sky, gravado em um show no acidente geográfico de Red Rocks, considerado pela Rolling Stone um dos acontecimentos que "mudaram a história do rock".

All That You Can't Leave Behind (2000) e "Elevation Tour" (2001)

No início de 1999, o U2 volta ao estúdio novamente com Brian Eno e Daniel Lanois na produção. Depois da extravagante PopMart Tour, a crítica achou que eles estavam tentando voltar aos tempos de The Joshua Tree de forma a tentar manter a sua legião de fãs. Durante as gravações, a banda colaborou com o autor Salman Rushdie que escreveu a letra para a música de "The Ground Beneath Her Feet", baseado no seu livro com o mesmo nome. Essa e outras músicas fizeram parte da trilha sonora do filme O Hotel de Um Milhão de Dólares, baseado numa história escrita por Bono, e realizado por Wim Wenders, velho conhecido da banda.

All That You Can't Leave Behind foi lançado em Outubro e foi muito bem recebido, sendo considerado por muitos, (Rolling Stone incluída) a terceira obra-prima do U2 ao lado de Achtung Baby e The Joshua Tree. Chegou ao nº 1 de vendas em 31 países; o single "Beautiful Day" foi também sucesso por todo o mundo, tendo inclusive ganho três Grammys. A música "Elevation" foi a música tema do filme Lara Croft: Tomb Raider . O filme teve bastante sucesso e no videoclip, The Edge aparece ao lado da atriz Angelina Jolie que fez o papel de Lara Croft. Essas cenas foram montadas para fazer parecer com que The Edge estava mesmo contracenando com Angelina Jolie.

A turnê que se seguiu, chamada "Elevation Tour" quase foi cancelada devido aos ataque terrorista de 11 de Setembro, mas eles decidiram continuar, acabando por ser considerada a 2ª maior turnê de todos os tempos (em termos de receitas), logo a seguir a "Voodoo Lounge Tour" dos The Rolling Stones em 1994. Após o enorme sucesso do álbum e da turnê, muitos fãs da banda consideraram que ela podia ser considerada "A Maior Banda de Rock do Mundo" conforme tinha sido dito por Bono um ano antes.

Após o fim da turnê em 2002, o U2 tocou três músicas em Nova Orleans durante o intervalo do Super Bowl XXXVI. Numa perfomance emocional de "Where the Streets Have No Name", o nome das vítimas do ataque de 11 de Setembro, projetados numa cortina, flutuavam em direção ao céu atrás da banda. No fim da apresentação, Bono abriu o seu casaco e revelou uma bandeira americana pintada no tecido. Essa imagem apareceria na capa de inúmeros jornais e revistas. "All That You Can't Leave Behind" ganhou ao todo 7 Grammys, inclusive de melhor álbum de rock.

Bono continuou a sua campanha pelo perdão da dívida dos países mais pobres durante o verão de 2002.

No final de 2002, o U2 lançou a segunda coletânea de grandes hits, o The Best of 1990-2000.

Os artistas de dance music LMC, sampleou "With or Without You" na faixa "Take Me to the Clouds Above" que ainda incluiu letras de "How Will I Know", de Whitney Houston. Todos os quatro membros dos U2 autorizaram a faixa, que foi lançada com o título de LMC vs. U2. Adam disse sobre a faixa:

Apresentações no Brasil

Em Janeiro de 1998 a Popmart Tour passou pelo Brasil, se apresentando em três shows lotados. O primeiro realizado na cidade do Rio (estimativa de público de 100 mil pessoas), e mais duas apresentações na cidade de São Paulo. Cerca de 250 mil pessoas acompanharam os shows.

Em 2001 o U2 esteve no Brasil para um show fechado no Projac para divulgação do álbum All That You Can't Leave Behind, que teve partes exibidas pela Rede Globo.

Em 2006, pela Vertigo Tour, o U2 tocou duas vezes no Estádio do Morumbi, em São Paulo nos dias 20 e 21 de fevereiro.

A venda de ingressos para os shows brasileiros foi marcada pela desorganização dos promotores. No primeiro dia da venda de ingressos, somente para o primeiro dia de show, milhares de fãs gastaram até 12 horas na fila, mas poucos conseguiram comprar os bilhetes, e parte dos ingressos foi comprada por cambistas, que alugavam idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo para entrar na fila preferencial.

Os dois shows tiveram média de público de mais de 70 mil pessoas. O primeiro dos shows foi transmitido pela Rede Globo.

Além dos shows, a passagem da banda pelo Brasil incluiu uma visita de Bono ao Presidente Lula, a doação de uma guitarra ao programa governamental Fome Zero e a participação dos integrantes da banda no Carnaval de Salvador no camarote e trio elétrico Expresso 2222, do Ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, há alguns anos.

Em 9, 10 e 13 de abril de 2011, a banda retornou ao Brasil com a U2 360° Tour, com três shows, novamente em São Paulo, no estádio do Morumbi. A abertura foi feita pela banda inglesa Muse.

Em 9, 10 e 13 de Abril de 2011 um palco extraordinário, que nunca será esquecido pelos fã...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.