Formação
Bobby "Blitz" Ellsworth - vocal
Carlos "D.D." Verni - baixo
Dave Linsk - guitarra
Derek Tailer - guitarra
Ron Lipnicki - bateria
RESUMO
Overkill é uma banda estado-unidense de thrash metal formada em 1980 na cidade de Nova Jersey. A banda está ativa desde 1984, tendo gravado 15 álbuns de estúdio, 2 EP, 2 álbuns Ao Vivo, e um álbum de covers. A banda também possui um mascote emblemático (de nome Charly), que é um morcego esquelético com a cara de uma caveira, asas de ossos e olhos verdes. Aparece constantemente nos álbuns da banda. O Overkill passou por várias mudanças em sua formação original, restando ainda como membros fundadores, o vocalista Bobby "Blitz" Ellisworth e o baixista D.D Verni.
História
Surgimento: anos 80
O Overkill nasceu em Nova York (EUA) em 1982, logo depois da explosão do heavy metal e do Thrash metal da Bay Area de São Francisco. Formado por Bobby "Blitz" Ellsworth no vocal, Dan Spitz na guitarra, D.D.Verni no baixo e Rat Skates na bateria, teve seu nome inspirado na música "Overkill" do Motörhead. Tem como marca registrada muito senso de humor e cada álbum traz uma piada da banda, muitas vezes sútil.
Antes de lançarem o primeiro álbum, a banda já havia gravado as demos “Power In Black” (1982) e “Rotten To The Core” (1983), além de, em 1984, participarem com a música “Death Rider” da compilação “Metal Massacre 5”, produzida pela Metal Blade Records.
No ano seguinte Dan Spitz é chamado pelo Anthrax e Bobby Gustafson entra em seu lugar. É então lançado o primeiro álbum da banda, “Feel the Fire”, que apesar da produção de Alex Perialas e Jon Zazula, contou com pouca qualidade técnica da Megaforce Records.
A Atlantic Records assina parceria com a Megaforce e investe mais na banda de um modo geral. As gravações ficam melhores em “Taking Over”, o segundo trabalho do Overkill, que sai em 1987. Para a divulgação do álbum, a banda entra em tour. Dela são gravadas 4 faixas ao vivo: "Rotten to the Core", "HammerHead", "Electro-Violence" e "Use Your Head", mais a inédita "Fuck You", gravada no Phantasy Theatre (Cleveland), em junho, que vão para o EP "Fuck You". A capa era a foto de um dedo médio levantado e gerou muita polêmica até ser censurado e a gravadora obrigada a lançá-lo com uma embalagem de plástico fosco. Como em todo trabalho do Overkill, a piada aqui é a música “You Are My Sunshine” tocada no meio de “Rotten To The Core”.
Ainda em 1987 a Atlantic Records lança “Power Chords, Vol. 1”, uma compilação em que o Overkill participa com a música “Wrecking Crew”. Entre outras bandas, fizeram parte Anthrax com “N.F.L.”, Testament com “Apocalyptic City”, Savatage com “Hall of the Mountain King” e Manowar com “Black Wind, Fire and Steel”.
No final da tour de “Taking Over”, o baterista Rat Skates deixa a banda e em seu lugar entra Sid Falck. Em 1988 é lançado “Under the Influence” que vendeu mais de 300 mil cópias no mundo, mas apesar disso é considerado um dos piores álbuns da banda. As fotos da capa são de Frank White e de Dan Muro.
“The Years of Decay” é lançado no ano seguinte, 1989. A faixa “E.Vil N.Ever D.Ies” marca o final da sequência que se originou com a música “Overkill” de “Feel the Fire”, “Overkill II (The Nightmare Continues)” de “Taking Over” e “Overkill III (Under the Influence)” de “Under The Influence”. Além disso, percebe-se que a fase mais voltada ao ocultismo nas letras e peso arrastado chega ao fim. Nessa época sai o guitarrista Bobby Gustafson e para seu lugar são recrutados Merritt Gant e Rob Cannavino, que havia sido roadie do Armored Saint e do próprio Overkill por um longo tempo.
2010-atualmente
Em 30 de outubro de 2009, foi revelado que o Overkill fechou um contrato com a Nuclear Blast Records. O próximo álbum, "Ironbound", que é descrito como uma verdadeira obra de thrash metal, está agendado para lançamento em 29 de janeiro de 2010.
O Overkill, contemporâneo de Exodus, Testament, Voivod, Sacred Reich e Death Angel, ficou conhecido principalmente por sua técnica e alta velocidade. É hoje uma das poucas bandas que ainda mantém o thrash metal puro e cadenciado com a essência das bandas dos anos 1980.
A KillFest South America Tour 2010 passará por São Paulo em 19 de março no Clash Club comemorando os 25 anos de Over "Fucking' Thrash Metal" Kill !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.