quarta-feira, 2 de março de 2011

Motorocker

Integrantes
Marcelus dos Santos vocal
Luciano Pico guitarra solo
Thomas Jefferson guitarra base
Silvio Kruger baixo
Juan Neto bateria

Motorocker é uma banda brasileira de Rock and Roll, formada em 1993, em Curitiba, Paraná.

O início
 O Motorocker surgiu em 1993 como uma banda autoral, mas só depois de alguns anos, a consagração viria inicialmente no sul do Brasil como banda-tributo ao AC/DC, cativando fãs, atraídos pela performance no palco e pela qualidade e fidelidade ao som original. Também data dessa época as primeiras repercussões na mídia local sobre o que o "Motorocker" já vinha fazendo, tanto como Tributo ao AC/DC e com suas próprias composições.

Reconhecimento
 Em 1996, o AC/DC tocou no Brasil durante a turnê do CD "Ballbreaker". Neste show, os integrantes do Motorocker encontraram-se com Brian Johnson e os guitarristas (e irmãos) Angus e Malcolm Young, que mostraram-se impressionados com a qualidade e fidelidade do som da banda. Também declararam que havia sido a melhor banda-tributo que ouviram até então

Carreira autoral
 Anos se passaram, e a banda decidiu investir todo o seu tempo na carreira autoral. Em 2006 apresentaram o primeiro CD Oficial de músicas próprias, Igreja Universal do Reino do Rock, uma coletânea de algumas músicas compostas entre 1993 e 2006. Partindo da idéia de que existem igrejas para todas as crenças, resolveram descrever a congregação dos seus sonhos, que reuniria quem curte o rock’n’roll e sua filosofia libertária. Com a satisfação sendo a palavra de ordem de reuniões regadas a rock, cachaça, mulher e carne assada, o Motorocker cria na música que dá nome ao disco o mundo ideal para seus seguidores. O disco foi muito bem recebido pelo público brasileiro e pela crítica em geral, sendo destaque em três edições da Rock Brigade, principal revista especilizada em rock’n’roll e heavy metal do país, e ficando em primeiro lugar nas paradas de rádios-rock brasileiras. A voracidade e a energia que envolvem a atmosfera de um show do Motorocker é única, chegando a ser indicado como “Melhor Show do Ano” também pela Revista Rock Brigade, entre várias outras categorias. A banda já fez o show de abertura para os ingleses do Deep Purple e, em destaque, a cessão dos direitos de gravação de "Back in Black" pela Universal, gravadora do AC/DC, na mesma época. Já tocaram também com outras bandas de renome internacional, como Misfits, Biohazard, Suicidal Tendencies, Tristânia, Sepultura no Maquinaria Rock Fest 2008, Motörhead, Nazareth e agora recentemente Twisted Sister em Curitiba
Em 2008, a banda lançou três novos singles "Vamo Vamo", "Meio Caipira" e "Bem Estar", muito bem recebidos pelos fãs.
Em Setembro de 2008 foi confirmada a partipação do Motorocker num tributo à banda Nazareth, intitulado como "Nazareth Tribute CD" tocando a música "Telegram". Além de se contar com duas bandas brasileiras (Motorocker e The Shadettes), o tributo ainda conta com a participação de bandas da Suécia, Estados Unidos e Alemanha. Segundo o guitarrista e fundador do Nazareth, Manny Charlton, a versão do Motorocker ficou "incrível".
O Motorocker permanece na estrada, mas agora divulgando o novo álbum, Rock Na Veia. Este álbum já superou, só no seu lançamento, o seu debut Igreja Universal do Reino do Rock em vendagens. A banda possui uma agenda recheada de shows, que alcança quase 2 anos de apresentações pré agendadas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Epica

Membros atuais
Simone Simons vocal
Mark Jansen guitarra e vocal gutural
Yves Huts baixo
Coen Janssen teclado e piano
Isaac Delahaye guitarra
Arien van Weesenbeek bateria

Epica é uma banda holandesa de metal sinfônico, fundada por Mark Jansen (ex-guitarrista do After Forever) no final de 2002. Utiliza vocal soprano e gutural, e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura, as religiões e o sentido da vida.

No final de 2002, Mark Jansen saiu da banda After Forever, alegando divergências musicais com os demais integrantes, que desejavam um direcionamento mais pesado e menos sinfônico. Começou a procurar músicos para se integrarem ao seu novo projeto, inicialmente nomeado Sahara Dust. No começo, a banda contou com Helena Michaelsen (ex-integrante do Trail of Tears) como vocalista, mas logo depois ela abandonou o grupo e deu lugar a uma, até então, desconhecida mezzo-soprano, Simone Simons, na época namorada de Jansen. A banda estava completa com o guitarrista Ad Sluijter, o baterista Jeroen Simons, o baixista Yves Huts e o tecladista Coen Janssen.
Em 2003, ainda intitulada Sahara Dust, lançou a demo Cry for the Moon. No mesmo ano o nome da banda mudou para Epica, inspirado no álbum homônimo da banda Kamelot. Sobre o novo nome:

"Epica é um lugar do universo onde nós podemos encontrar as respostas para as mais importantes perguntas sobre a vida. A maioria de nossas letras é parecida com o significado de Epica. E o Kamelot acabava de gravar seu álbum intitulado Epica. Nós adoramos o título. A maioria dos membros, incluindo eu, adora ouvir Kamelot. Então decidimos mudar o nome para Epica."

Em junho a banda lança seu primeiro álbum, The Phantom Agony, com nove faixas, destacando-se "Cry For the Moon", "Feint" e "The Phantom Agony". O álbum conta uma forte influência da música árabe, nítida na faixa "Seif al Din". Os vocais são divididos entre a soprano Simone Simons e a voz gutural de Mark Jansen. A participação de oito vozes compondo o coral atribui um aspecto grandioso, especialmente na faixa de abertura "Adyta", cantada em latim. Sétima faixa, "Run for a Fall" foi escrita por Mark Jansen e disserta sobre sua saída do After Forever. "Façade of Reality" aborda os atentados de 11 de Setembro, incluindo um trecho com declarações de Tony Blair.

Em 2004, a banda lançou o DVD We Will Take You With Us, que incluía gravações em estúdio de canções do álbum The Phantom Agony, making of, os vídeos musicais deles até o momento ("Feint" e "The Phantom Agony") e biografia.
Chegado Abril de 2005, o grupo lança Consign to Oblivion, um álbum baseado na cultura e história Maia; Mark Jansen é apaixonado pelo tema - esteve no México pela primeira vez com o After Forever - e diz que acredita em certos princípios que os Maias tinham. O álbum aumentou consideravelmente a base de fãs. Já Consign to Oblivion contém onze faixas, destacando-se "Solitary Ground", "Quietus", "Mother of Light", a faixa título "Consign to Oblivion" (com participação de André Matos no coral) e um dueto com Roy Khan, vocalista do Kamelot - "Trois Vierges". Em Setembro de 2005, foi lançado The Score - An Epic Journey. No entanto, o álbum não é um trabalho regular do sexteto, mas sim a trilha sonora que a banda fez para o filme Joyride. Em dezembro de 2005 o Epica fez sua primeira turnê pela América do Sul, passando por diversas cidades do Brasil.